(51) 3211.0879
(51) 98065.4000

A 29ª Abertura da Colheita do Arroz abriu suas atividades no primeiro dia de evento, que além do recebimento das caravanas de produtores que movimentaram o espaço, contou com o lançamento de uma nova cultivar de arroz irrigado mais sustentável: a BRS Pampa CL, oriunda da  cultivar BRS Pampa, e agora, inserida no sistema clearfield. O material genético é um resultado de pesquisa das unidades da Embrapa, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) e a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia,GO).

A BRS Pampa CL foi lançada oficialmente durante a programação do Fórum Técnico, apresentada pelo pesquisador Ariano Martins de Magalhães Júnior, melhorista genético, que comentou que há muito tempo esta cultivar era uma demanda dos produtores de arroz. “Ela vem sendo pesquisada há oito anos, e agora, está pronto sendo um material considerado competitivo e sustentável. Ela é precoce, usa menos defensivos, economiza água, e tem excelente qualidade industrial. É uma variedade top”, disse Magalhães.

O pesquisador embasou sua opinião ao apresentar ao público a origem e história do surgimento da BRS Pampa CL, quais  foram as escolhas utilizadas de cruzamento genético, mostrado os padrões agronômicos oferecidos no material, sua reação às doenças (resistência a brusone e mancha parda, por exemplo), os padrões de grãos, além de várias imagens da nova cultivar em ensaios e testes. “Fizemos uma busca de estudo em 100 linhagens, destas, sobraram três seleções que se aproximaram das características da BRS Pampa, então, afinamos em uma seleção, cujo resultado estamos entregando, hoje, aos produtores”, explicou Magalhães.

Características da Pampa CL

– Precoce (cerca de 115 dias)

– Economia em irrigação, cerca de 15% de água

– 1 aplicação de fungicida X 3 ou 4 aplicações de cultivares convencionais

– Alcance em até 64% de grãos inteiros

– Produtividade acima de 10 ton/há

A BRS Pampa CL terá suas sementes disponíveis ao mercado na próxima safra 2019/2020. O grão ocupará no mercado a classificação de arroz Premium.

Ato de apresentação no estande da Embrapa

Ainda na quarta-feira (20/02), ao final da tarde, no estande institucional da Embrapa, foi feito um ato de apresentação da cultivar BRS Pampa CL, lançada ao mercado arrozeiro ao público visitante, parceiros da Empresa, produtores rurais, empregados e imprensa.

Nesta cerimônia, o pesquisador Ariano Martins de Magalhães Junior lembrou mais uma vez das características positivas da cultivar e da grande expectativa por parte de produtores.

O chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Wander, destacou que embora as duas unidades de pesquisa estejam conduzindo mais à frente o resultado deste trabalho de pesquisa, há muitas outras Unidades de pesquisa da Empresa que fazem parte da entrega deste produto à sociedade. “Estamos conquistando o alcance de uma tecnologia para a cultura do arroz que foi feita pela articulação e motivação das parcerias, que deram também condições de oferecermos soluções em momentos difíceis na gestão tempos de crise no país e no mundo”, falou Wander.

“O que todos vemos aqui é uma tecnologia expressamente amigável com o ambiente, onde é empregado as premissas que defendemos de racionalização dos recursos naturais e manejos mais sustentáveis e de oferta de produtos que atendam a busca pela saudabilidade das pessoas ”, disse Clenio Pillon,chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, que sedia pela primeira vez a Abertura da Colheita do Arroz.

Após, foi servido um coquetel a base de farinha de arroz, com degustação de prato com a cultivar de arroz BRS Pampa CL e cerveja artesanal produzida com o grão.

Embrapa Clima Temperado
clima-temperado.imprensa@embrapa.br
Telefone: (053) 3275-8113